Alterar o idioma do Blog

domingo 17 2010

Migração petista

Vários petistas conhecidos estão dispostos a deixar o partido depois da "trairagem" do Puty e do Paulo Rocha, inclusive Paulo Rocha foi muito elogiado pelo prefeito na imprensa local pela ajuda que ele diz que o deputado deu a ele no processo. Sancler disse ainda que a "ajuda" de Paulo Rocha foi devido ao "grande amor" que o Dep. tem por Tucuruí. Paulo Rocha pode até amar Tucuruí, ele não deve gostar mesmo é dos petistas...

Olha pessoal, o Folha de Tucuruí tem o dever moral de esclarecer os fatos como realmente são. Pois bem, vamos esclarecer algumas coisas raciocinando friamente e sem emoção, como os caciques políticos costumam fazer.

A nosso ver o governo fez a estratégia certa de forma errada. Explico...

A estratégia correta foi:
1 - O governo precisa muito do empréstimo de 336 milhões para cumprir acordos com os prefeitos, e para pagar dívidas, justo neste ano eleitoral em que o governo precisa melhorar a sua imagem.

2 - Existe uma resistência muito grande na Assembléia Legislativa do Estado para a aprovação do empréstimo, justamente para impedir que este dinheiro seja usado politicamente, e também para que os deputados tirem vantagem político/econômica do governo para aprovar o empréstimo.

3 - Sabe-se que Sancler já havia montado um plano para conseguir uma liminar da justiça , liminar esta que o manteria no cargo até que o TSE analizasse o seu recurso (ou alguém duvida que ele recorreria?). Portanto Joilson ganharia mas teria que esperar o resultado do julgamento no TSE.

4 - O governo também sabia que se Joilson perdesse, o próprio Ministério Público recorreria, já que os Juizes que votaram pela permanência de Sancler, votaram contra o parecer do MP, o parecer do relator e  do revisor. Sendo assim não haveria de fato perda para Joilson se a decisão ficasse para o TSE, o que deve afinal ocorrer. Então não haveria vantagem alguma para o governo queimar  inutilmente quatro votos em uma votação importante e difícil como a do empréstimo. Do ponto de vista de estratégia política a tática adotada foi correta. 

O erro na forma como a estratégia foi posta em prática foi:
1 - O governo não previu a reação dos petistas que se sentiram traídos após se esforçarem tanto para levantar o partido em Tucuruí e por serem "abandonados" desta forma pelo governo. 

2 - O governo deveria ter chamado o Joilson, o Miguel e os vereadores petistas e colocado a questão e a estratégia que seria adotada para que eles preparassem o terreno junto à base. Em vez disso deixaram que acreditassem que o governo estaria agindo para contrabalançar o poder político e econômico do Sancler.
Sem estarem preparados, a liderança do PT , do PMDB e a militancia petista foram pegas de surpresa, o que acarretou a revolta. Esta foi a verdadeira trairagem, deixar que o PT acreditasse na vitória sabendo que não teriam chance. 

O motivo da festa e da pirotecnia de Sancler...

Sancler com a carreata e as festas tem pelo menos três objetivos:
1 - Deixar que os seus assessores, empreiteiros e comerciantes que estavam apavorados com a possibilidade dele perder, desabafassem e e extravasassem suas emoções, assim fortalecendo o grupo. A festa e as declarações serviram ainda para queimar os deputados Parsifal e Paulo Rocha (esse nem precisava que se queima sozinho sem precisar de ajuda do prefeito). 

2 - Aproveitar e fazer a propaganda dos deputados que apoia, e do sogro. 

3 - Tentar intimidar a oposição para que desistam do recurso e  ainda usar o processo para justificar que somente com obras irrelevantes e sem a construção de uma só sala de aula, tenha gasto de mais de R$ 150 milhões em arrecadação no seu governo.

Ora o povo não é idiota, se ele não trabalhou por causa do processo, o dinheiro não teria como ser gasto (pelo menos de forma correta), e estaria nos cofres da PMT, isso é lógico. Para conseguir seus objetivos e "tentar" iludir a opinião pública, Sancler conta com o apoio maciço da imprensa chapa branca, que recebe altas quantias a título de contratos de propaganda, e que dependem da prefeitura para sobreviver, pagar contas e salários.

Mesmo com a lavagem celebral do povo, tentada  e posta em prática pela imprensa chapa branca, nenhuma ilusão resiste ao tempo, ainda mais se a espectativa popular for frustrada.

A tática de jogar a culpa nos outros aos poucos vai perder efeito, e então a realidade vai se impor. Pode-se enganar alguns por algum tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo.

3 comentários:

  1. Sobre o comentário a mim me parece que foi Erro estratégico da governadora e do dep paulo rocha com os companheiros da base e militantes do PT de Tucuruí.

    O fato de aprovar o empréstimo me parece cortina de fumaça para tentar justificar a suposta traição.

    Para continuar essa análise vou explicar o que é uma cortina de fumaça. ´Que é um fato lançado para encobrir outro. Um exemplo disso foi naquela queda do avião aonde a culpa foi dos controladores do vôo que não alertaram para o choque entre as duas aeronaves.

    Pois bem para tirar o foco da opinião publica do fato eles os controladores de voo numa atitide coorporativa da classe inventara o terrivel apagão aéreo provocando o caos nos aeroportos. Nesse caso a cortina de fumaça foi o apagão aéreo. que serviu para encobrir o erro dos controladores do voo.

    Termiinando a explicação de o que é uma cortina de fumaça vamos a questão do emprestimo. Que precisava do voto dos Deputados para a governadora resolver sei problema de caixa e com isso justificar a traição feita aos companheiros do Pt de Tucuruí.

    Na assembléia legislativa são 41 deputados. Somente em votação polemica de assuntos ultra relevantes é necessário 2/3 dos deputados para aprovar determinado projeto.

    Na esfera federal só vi isso na votação das diretas para presidente 2/3 maioria absoluta, e na votação da emenda da reeleição do Presidente Fernando Henrique.

    Aqui tivemos um processo semelhante aonde o Prefeito Sancler queria vender as ações que o municipio possuia da embratel, e petrobras ali foi votação por maioria simples. Naquele caso o placar fois 6 para a situação e 4 votos da oposição no caso maioria simples.

    No caso do governo do Estado se a votação for de maioria absoluta a governadora estaria certa. Agora se for maioria simples Ela cometeu erro juntamente com o Dep Paulo Rocha

    ResponderExcluir
  2. Pertinente seu comentário, faz sentido até porque após publicarmos esta matéria, soubemos por uma fonte confiável que O Chefe da Casa Civil teria sugerido a um dos vereadores petistas de Tucuruí que "negociasse com o Dep. Deley".

    Não sabemos a que tipo de negociação o Puty se referia, mas fica evidente a traição. O problema é que eles jamais poderiam imaginar que tudo viesse à tona, e pior, Fosse parar na mídia.

    Isso nos leva a pensar que o anônimo tem razão, quatro votos é pouco para pagar tanta traição, provavelmente teve muito mais, só não sabemos o quê... O governo destruiu o PT em Tucuruí (um trabalho de décadas) e comprometeu o partido em todo o estado.

    Acreditamos que agora devem distribuir uns carguinhos entre alguns petistas de Tucuruí para amenizar o estrago e comprar consciências.

    ISSO É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  3. o problema é que o PT é um partido composto de pessoas hipocritas. Os petistas de Tucuruí só estão colhendo aquilo que plantaram, nada mais do que isso. Agora eu quero ver os vereadores gladiadores Jones William, Tom e o Pastor Antonio defenderem o indefensável e ridículo governo petista da Ana Judas. Pois para estes três hipocrtitas petistas, o governo Ana Judas estava dando uma verdadeira aula de gestão no estado do Pará. Agora sofram................

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.