Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 01 2015

02 de Abril, dia mundial de conscientização do autismo

02 de ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
          
A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este é o oitavo ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista, que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.
          
No Brasil, a data será lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro). No restante do mundo, outros importantes pontos acendem sua “luz azul”, como o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá).
         
Conforme pesquisa do governo dos Estados Unidos, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade — o equivalente a 1,47%. O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), do governo estadunidense — órgão próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2010 e foram divulgados no dia 27 de março de 2014.
           
No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos interagem e se comunicam. Geralmente, o autismo afeta mais meninos que meninas, numa proporção de 4 para 1.
               
No ano passado, na nossa cidade ocorreu a primeira caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a qual foi realizada pelo IDEASP (Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo do Sudeste do Pará), o qual tem sede em Tucuruí. Neste ano o instituto resolveu investir na conscientização através de palestras em escolas e universidades. 
       
1ª Caminhada em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo -2014
A SEMEC grande parceira do instituto estará realizando o mês azul nas escolas municipais com atividades relacionadas ao transtorno. O IDEASP já realizou palestra na UNIDERP/Anhanguera e realizará no decorrer do mês palestras no IFPA (Instituto Federal do Pará), UEPA (Universidade do Estado do Pará) e UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná), todas voltadas para os acadêmicos. Haverá a realização de uma palestra na Sede do Sintep, a qual estará aberta ao público em geral, com data a definir.  
                   
Palestra em Universidade - 2015
Além destas ações no dia 18 de abril o instituto estará realizando uma “Manhã AZUL” na Praça do Rotary e neste dia no centro da cidade chamarão mais uma vez a atenção para os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com autismo e suas famílias.
         
No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área.
           
Em Tucuruí, esta é uma luta diária do instituto que já apresentou para o poder público municipal, em especial à Secretaria Municipal de Saúde, uma proposta para amenizar o sofrimento de tantas famílias.
                
O diagnóstico precoce pode mudar o curso da vida de uma criança com autismo. Ele possibilita a intervenção precoce, podendo oferecer mais qualidade de vida a essas pessoas.
                
MAS AFINAL, O QUE É O AUTISMO?
      
“O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta as áreas da comunicação, da socialização e do comportamento no indivíduo. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). 
                 
Entretanto, neste contexto, a tradução correta de "pervasive" é "abrangente" ou "global", e não "penetrante" ou "invasivo". Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.(Retirado do Site http://www.mundoazul.org.br/autismo/autismo.php).
              
A pessoa com autismo quando tratada adequadamente pode se desenvolver a ponto de ter uma vida quase normal, e mesmo quando o grau de autismo é grave o tratamento pode amenizar a aquisição de comportamentos inadequados o que reflete em melhor qualidade de vida.
                 
E O IDEASP?
         
O IDEASP (Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo do Sudeste do Pará) defende melhores condições de vida para as pessoas com Autismo residentes em sua área de atuação.
         
Para conhecer um pouco mais do IDEASP, visite a fanpage do ideasp, entre em contato pelo telefone (94) 981360396 e assista o vídeo a seguir:
                          
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.