Alterar o idioma do Blog

domingo 08 2011

Prós e contras à criação de novos Estados e a divisão do Pará

O Deputado Parsifal reafirma o seu apoio à criação do Estado de Carajás. 

É interessante observar que alguns políticos mudam de idéia, ou pelo menos arrefecem ou aumentam o seu entusiasmo conforme estejam na situação ou na oposição. 

Alguns políticos quando estão no governo não querem nem saber da divisão do Pará, e quando na oposição se tornam entusiastas na criação de Carajás e Tapajós. Felizmente o Dep. Parsifal, neste caso, está sendo coerente e mantém a sua posição, apesar da natural oposição do governo paraense à divisão do Estado. 

Como qualquer ação ou obra humana, a divisão do Pará tem seus aspectos positivos e negativos, convém, portanto analisar de forma pragmática a questão e verificar o peso das vantagens e das desvantagens. 

Prós 

Os exemplos de Goiás e Mato Grosso foram muito positivos, tanto para os Estados originais como para os Estados criados. Quem por exemplo conheceu o território goiano que hoje é o Estado do Tocantins, sabe o enorme desenvolvimento da região após a emancipação, não dá nem para comparar, e o mesmo se pode dizer do Estado de Mato Grosso. 

Outra coisa, costumam exagerar os custos da emancipação, se esquecendo que a máquina pública, em se tratando de prédios, materiais, equipamentos e funcionalismo já existe, as despesas serão basicamente quase que somente na capital, para a construção das sedes dos três poderes. 

Outra coisa é claro que a arrecadação do Pará deve diminuir, mas não é tanto quanto se imagina, os gastos serão reduzidos muito mais que a receita, em conseqüência haverá na verdade um efeito positivo nas finanças do Estado do Pará. 

O efeito significativo deve acontecer na política de forma positiva, assim como negativa. 

O efeito positivo é que vai ficar mais fácil conhecer os políticos e suas "fichas", facilitando a cobrança e a fiscalização por parte da sociedade. Outro efeito positivo será o aumento da representatividade e da força política do Norte, no Congresso Nacional. 

Contra 

O efeito negativo se dará na área política com a multiplicação de governos e políticos no poder. Serão mais dois governadores, vices-governadores, Senadores, Dep. Federais, Presidentes de Assembléias etc. 

Levando-se em conta o alto custo que representam os políticos no Brasil a despesa será enorme, e isso só as despesas legais (Vejam o escândalo na ALEPA). Temos que levar em conta ainda, que salvo raras exceções a atual safra de políticos paraenses não é das melhores, portanto com a criação de dois novos estados, existe uma boa chance de que teremos a multiplicação por três de maus políticos exercendo mandatos. 

Resumo 

Administrativa e financeiramente é vantajoso para a população do Pará como um todo a criação do Tapajós e Carajás, o problema na verdade é político, e saber se estas vantagens serão capitalizadas em favor do povo ou dos maus políticos e sua malta é o grande desafio. 

Tucuruí por exemplo é um município pequeno e com uma grande arrecadação, a quinta do Estado... E do que nos vale isso? 

A vantagem de ter uma grande arrecadação e a redução do território, não trás necessariamente (Graças aos maus e incompetentes governos e políticos) maiores benefícios aos municípios e a sociedade com um todo. O mesmo pode acontecer aos novos Estados após a divisão. 

Do que adianta ter o melhor e mais moderno avião do mundo, e entregar a um piloto inepto e irresponsável? Um Estado ou um município não é muito diferente.

Este é o verdadeiro desafio para a criação dos novos Estados, e para a divisão do Pará.


Equipe Folha.

41 comentários:

  1. Sei que tem empresa de pesquisa rolando na cidade?? tem alguma novidade?

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto nenhuma novidade e duvidamos que o resultado desta pesquisa surpreenda.

    Se for o prefeito que contratou, a pesquisa deve dar uns 90% de aprovação do Sancler. Uns 9,99% de indecisos ou que não opinaram e uns 0,01% contra. Rs.

    As famosas pesquisas do Sancler há uns vinte anos fazem parte do folclore político de Tucuruí.

    Geralmente estas pesquisas (Que invariavelmente sempre são favoráveis ao Sancler e seus aliados), são comentadas com muito humor nas rodas de bate papo político no Bar Everest, Barbearias dos dois Joões Barbeiros, Restaurante do João Bala e demais locais de discussão política.

    ResponderExcluir
  3. não vejo como efeito negativo a multiplicação de governos e políticos. a multiplicação dos políticos na região norte, equilibraria - isso sim - o deficit que há em relação as federações do sul e suldeste brasileiro. quanto a indole detes é outra coisa!

    ResponderExcluir
  4. Esse discurso de que a divisão do Pará igualaria as condições das regiões Norte e Sul e Sudeste do Estado é papo furado e dizer que o governo investe mais em Belém, é conversa pra boi dormir. Pois, o maior IDH da região Norte é de Parauapebas, em segundo vem Tucuruí e somente em terceiro Belém. Sem falar que as escolas de Belém estão sucateadas, enquanto que Tucuruí possui o ensino de maior qualidade do que a capital.
    O que falta na verdade é vontade política, se esses mesmos políticos que estão a favor da divisão tivessem tanta força de vontade para a elaboração de Políticas Públicas em prol da população, não haveria (e realmente não há) necessidade para esta divisão.
    Sou tucuruiense de coração, e não quero que esta região seja vítima das mazelas políticas. Sou contra a divisão do Estado do Pará.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de citar que os dados referente ao IDH no comentário postado no 10 de maio, 2011 às 12:14, são dados oficiais do IBGE :D

    ResponderExcluir
  6. Esses políticos que querem dividir o Pará, tivessem a mesma vontade para melhorá-lo tudo já seria diferente. Eles querem apenas mais cargos e + dinheiro. Sou totalmente, absolutamente CONTRA. Sidney.Pakito

    ResponderExcluir
  7. sou contra, pois seriam apemas mais dois estados para os corruptos se estalarem e fazerem sua riqueza multiplicarem, enquanto a população ficaria ainda pior.

    ResponderExcluir
  8. A grande e inegável verdade é que os defensores da divisão do Pará tão de olhão nos cargos que surgirão e muito pouco no desenvolvimento que advirá.

    A questão não é de tamanho regional e sim de gestão, de competência e de vergonha na cara dos nossos políticos.

    Sou contra, contra e contra a divisão.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, a demagogia da divisão foi articuladas por maus politicos e alguns oportunistas ,que visam usufruir de poder e dinheiro, enquanto a população do Pará continuará pobre.
    Pensem, Se esses politicos pro separatismo trabalhassem no congresso nacional a favor do povo que os elegeram ao inves de fazer o demagogo lobby da divisão.O Pará ganharia mais!
    Os Gastos ja começaram , o presidente do TSE(Tribunal Superior Eleitoral) estipulou no minimo cinco milhoes para a realização desse plebiscito.É brincareira!!Fora os gastos com a criação dos novos estados, ou seja,a maquina administrativa.
    Não a Divisão do Pará.A favor de politicos comprometidos com o povo paraense.
    Sou do baixo amazonas!

    ResponderExcluir
  10. Com divisão ou não, espero que as falhas na área política da região norte sejam estudadas e corrigidas pelos que tem poder pra isso. Sou a favor, pois creio pelos jovens que terão mais oportunidades de ensino.

    Priscila Antunes- Redenção/PA

    ResponderExcluir
  11. oi, sou contra a divisão do estado.
    Estado pequeno não é sinonimo de maior riqueza... por exemplo, Sergipe é 56 vezes menor que o Pará e nem por isso é um estado igualitário, e sim extremamente pobre.
    A criação de 2 novos estados traria um custo anual de cerca de 2 bilhões à União, extremamente caro as cofres publicos, pois os estados nao teriam como cubrir este valor. Além dos gastos com construção das infraestruturas necessárias, salarios políticos e equipamentos.

    Em uma sociedade democrática, pode-se escolher, contudo arcando-se com suas consequências. pense bem...
    um beijo
    Peixe-Boi Pa

    ResponderExcluir
  12. Eu sou totalmente a favor da criação de mais estados no Brasil, pois a exemplo de outros países que são bem desenvolvidos com uma divisão regional mais equilibrada. pode-se notar que um dos estados mais desenvolvidos e administrados do país, digo o estado do Paraná tem uma divisão justa e não desigualdade regional. com um bom índice de desenvolvimento econômico, social etc... as despesas deveriam ser cortadas no combate a corrupção e não no mantenimento de desigualdades regionais com estado imensos e pobres e pequenos estado milionários.

    ResponderExcluir
  13. Eu não seria contra a divisão do Pará, se o perfil dos políticos interessados nessa divisão transparecessem idoneidade e confiança; mas é o contrário. É só observar, salvo as excesões, o recente caso da absolvição da filha do Roriz na câmara dos deputados, fraglada em franco delito As reformas política e administrativas travada por deputados financiados por corruptpres que se negam a votar o financiamento público das campanhas etc...etc. Por outro lado, quem quiser ver um bom exemplo de Estado de miséria, criado pela influência de politiqueiros de plantão, vá no estado do Amapá que a 23 anos só serviu para abrigar corruptos de fora (salvo excesões)e ser escola para corruptos nativos locais como ex-governador Valdez Goes e prefeito de Macapá que até algemados pela PF já foram pasar umas férias na papuda. Isso tudo escolado por imigrantes politicos de outros estados, entre eles um certo senador do maranhão, que nem residência fixa tem no Amapá e que até hoje não fez nada para a melhoria do bem estar social e econômico daquele paupérrimo Estado. Talvês com uma reforma moral na política e nos politicos brasileiros eu possa pensar o contrário.

    ResponderExcluir
  14. Plebiscito: Em Tucurui ,não fique em cima do muro ,diga NÃO á divisão do Pará
    Os despótas de outrem eram fiéis a máxima "dividir para reinar", e ao que tudo indica, é justamente o que muitos políticos oportunistas e aproveitadores querem na verdade com a proposta de divisão do nosso Estado.Vejam que contrasenso deputados eleitos pelo Estado do Pará querem justamente dividir o Estado que os elegeu,isso mostra o nível de compromisso e respeito que esses arremedos de parlamentares tem com o nosso Pará. Esses mesmos deputados deveriam responder ao povo e a região que neles votou o que tem feito para melhorar a qualidade de vida, a educação, a saúde, a segurança, entre tantas ,outras ,demandas importantes de nossa população.O problema do Pará não é geográfico, não é de tamanho como querem que a gente pense, e sim político,enquanto votar mos em politicos como esses que só pensam em seus interesses pessoais e dos grupos economicos que lhes financiam as campanhas ,teremos sempre um Estado relegado ao abandono.Estudos de viabilidade para implementação dessas novas unidades federativas, mostram que sob todos os aspectos dividir nosso Estado é inviável.Não queremos mais deputados,senadores e governadores , queremos sim, respeito com o nossa história,com nossa cultura e com nosso povo.

    Guaracy Junior
    Postado por Guaracy Jr. às 08:08
    Enviar por e-mail
    BlogThis!
    Compartilhar no Twitter
    Compartilhar no Facebook
    Compartilhar no orkut

    ResponderExcluir
  15. Silvio Costa9/23/2011 8:05 PM

    Quanto egoísmo!! enquanto o as pessoas aqui só enxergam o lado político, esquecem que hoje o Pará e freguês e rede nacional de notícias vergonhosas, e alvo de piadas em todo o Brasil.Em um estado não existe somente políticos, esquecem a infraestrutura das novas capitais, novos concursos públicos, novos orgãos... ou seja empregos de verdade! e não o que existe hoje na região( composto somente pelo extrativismo mineral, pesca e outros sub-empregos), que somente aumenta a pobreza e problemas ambientais.

    ResponderExcluir
  16. Eu moro em Almieirim, um dos municípios do Oeste do Pará e o que vejo aqui, é muito triste. A carreira política ou mesmo o envolvimento nela e visto pela comunidade como uma forma de ascensão social. Quem ocupa um cargo público e sai dele com o mesmo patrimônio que entrou é considerado burro ou “abestado” (na linguagem local). Falar de corrupção é coisa de quem está na oposição, de quem, no momento, não está se dando bem. Aqui administrar é privatizar (se apossar) tudo que é público. Tudo mesmo, desde pequenas coisas de uso cotidiano até verbas vultosas que deveriam ser utilizadas para melhorar IDH.
    Todos querem ocupar um cargo mesmo sem entender nada do que aquele cargo exige, as vezes sabendo apenas assinar o nome e nada mais. O importante é, com a ajuda de parentes, aumentarem o patrimônio pessoal e familiar o máximo possível e nada mais.
    Agora, os mesmos políticos que alimentam o comportamento citado acima em proveito próprio, estão utilizando o resultado das suas más atitudes e incompetência proposital para justificar a divisão do estado. Porém, de onde até agora só veio o odor de podridão dificilmente virar algum aroma agradável. O objetivo desta divisão é criar formas mais eficientes e rápidas de aumentar ainda mais os patrimônios pessoais dessa gangue (não dá para chamar essas pessoas de políticos) que continuará a distribuir miséria entre os verdadeiros “abestados”, a comunidade que se ilude com esse canto de sereia.

    ResponderExcluir
  17. Tudo muito bonito e maravilhoso, o lado bom e o lado mau! Parece mais na infância, as crianças brincando de “bem me quer, mau me quer!” Mas ninguém olha as corrupções, os assentamentos em andares, agora que o CAR esta afunilando, as averbações estão com os prazos findando, se formos levar em conta as terras em andares distribuídas com o aval do INCRA, ITERPA E OS CARTORIOS, com certeza terá que ressuscitar um novo “Osama Bin Laden”, talvez assim possamos fazer a divisão, os terrenos em andares ultrapassam e superam as torres” World Trade Center”!!
    se aprovamos esse absurdo, vamos concordar mais uma vez com o sistema, iremos acobertar bandidos desfarssados de servidor público politico, com a corrupção deflagrada, comprovadas, editada, mas.. nunca os que votam vão atirar nos seus sapatos, sempre salvo por uma alma caridosa que com seu voto de protesto, não admitir caçar seu companheiro sem antes se jugado em juiz....!!! ha nessecidade da policia federal desvendar e alucidar o indubitavel, mas não podemos fazer pre-jugamento de inocentes...., assim dizem, o mais incrivel e aprovar o contrario.
    Alem da cafajestice de vender terra sobre terra, criar assentamentos em andares, vamos para o lado lucrativo, falasse de IDH, PIB, FPM, FUNDEB, FUD..., ETC, mas quando o assunto e “ROYALTIES” ninguém se quer fala em números, muito menos para onde vai seu aplicativo, a única coisa que ainda se comenta, é que ele não passa por fiscalização tributária, portanto esse e indivisível, tem seu destino carimbado!
    Quanto aos estados do centro oeste, nada de mágica com divisão de estado, acontece que são município com avanço tecnológico, infra-estruturar viária, incentivo financeiro sem negociata, assistência técnica com aporte do município, sem a participação do INCRA DE MARABÁ, etc.
    Ou seja, o terra Legal ta ficando em dificuldade de regularização fundiária, só espero que não ocorra, como esta acontecendo com o recadastramento dos pescadores para mascarar o passado de ontem, e de quebra o roubo de uma taxa de ate R$30,00 reais, mas que não aparece o recibo e para quem vai esse dinheiro, acorda ministério público, se não agente vai ficar pensando o que? Pra quem?

    ResponderExcluir
  18. “o pior sego é o que não quer vê”, tem uma quadrilha de extermínios na zona rural de Tucuruí, Novo repartimento, Pacajá, assassinando produtores em assentamento, se não concordarem em vender (entregar) sua floresta para os planos de manejo comunitário com o aval do INCRA, morre na cara dura, sem ter medo de policia federal e ou imprensa, tudo para fortalecer, manter e proteger os políticos sangue suga que querem se perpetua no poder, daí nos primeiros momentos em que se manifestaram com essa idéia de dividir o estado, foram um forasteiro que se intitula paraense, e outro paraense que não passa de forasteiro, agora vem essa quadrilha de vermelhos ensebados, vestidos com pele de cordeiros, que saqueiam o cofre público com as prerrogativas de social, sempre com o mesmo golpe, usando os pobrezinhos, que precisa apenas possuir um CPF, daí basta usar as ferramentas: territórios do MDA (das falsas lideranças recrutadores de invasores); Terra legal (legalizar o ilegal); PRONAF (financiar monocultura e os grandes latifúndios); etc.. Daí precisão limpar o meio de campo antes mesmo de um dia a casa cair, dividindo o estado para zera tudo, e dar inicio a um novo cadastramento, semelhante o recadastramento das carteiras de pescador, que com tamanha cara dura, ainda cobram de R$20,00 a 30,00 reais por carteira, sendo inocentado de crimes de corrupção com requinte de desvio de dinheiro público, rindo dos asininos que tem a coragem de dizer SIM para sua própria tragédia!
    “Acorda povo, que não quer vê”

    ResponderExcluir
  19. se comparar a quantidade de escolas (Tucuruí/Belém), verás que belém tem muitos mais escolas que Tucuruí, ou seja, quanto maior mais difícil de administrar, difícil de fiscalizar e mais fácil para os outros roubarem, ACORDA POVO QUE NÂO QUER VER! uma casa pequena é bem mais fácil de LIMPAR! chega de ser O GRANDE BALEIA ENCALHADA da Amazônia!

    ResponderExcluir
  20. Maria do Socorro10/29/2011 10:39 PM

    essa historia de dividir o Pará
    e um absurdo
    em dizer que com a disão do para vai ter mas emprego, em fim melhoria pro estado
    só na cabeça de pessoa choca que entra
    como eles falam em divissão se o Pará vai ficar apenas com 17% , se fosse divissão seria 50%, isso só em cabeça choca que entra nessa, como a deputada bernadete
    mim cinto com isso , como se alguem lá da casa do caralho quizese mim tira a sala e o meu quarto da minha casa deixando apenas a conzinha pra viver com minha familia,
    sou contra essa mal divissão,
    povo Paraense e Filhos adotado por essa terra maravilhosa que e o para diga não e não a divissão do pará,
    maria do socorro,Paraupebas

    ResponderExcluir
  21. parsifal fica por ai mesmo esquece o nosso CARAJAS

    ResponderExcluir
  22. sou contra a divisão do pará,em felizmente os politicos vem pede nossos votos votamos confiantes depois que eles ganham, desaparecem, quando pessamos que vão trabalhar em beneficio do povo eles nos dão um golpe de navalha.Passam a penssar só em inrricar com odinheiro púlblico, só são os corrupetos, ganaciosos, que assinaram, preste muita atenção quem foram eles, esses mesmo ainda vão voltar um dia para pedir teu voto novamente,ficam atento meus amigos e diga não a divisão do pará.eles não sabem aprovar uma lei para minizar a violencia no estado do pará. ESPERO VOCES PARA PEDIR MEU VOTO,RA/RA/RA/RA RA. Edna c. s.

    ResponderExcluir
  23. São esses os examplos que os politicos dão para os asaltantes,eu sou contra a divisão do pará. os politicos são os piores bandidos do brasil.

    ResponderExcluir
  24. sou contra a divisão do pará por não termos poiliticos conprometidos.

    ResponderExcluir
  25. Sacanagem compararem o Estado do Sergipe com o Pará, mesmo que venha a ser dividido, o Pará é infinitamente mais rico. O que falta são políticos comprometidos com o desenvolvimento da região, e nós podemos mudar esse cenário votando em novos candidatos, saindo um pouco dessa mesmice que implantamos no Estado.
    Sou a favor da divisão, pois assim vamos descentralizar o poder e os recursos, cabendo a nós povão cobrar com que esses recursos sejam realmente investidos onde se deve. Temos que nos libertar dessa cultura de inércia e procurarmos participar mais do cenário político que nos envolve, buscando o melhor para todos.

    ResponderExcluir
  26. Gente e um absurdo os comentários apostado aqui nesse blog e em outros que já entrei.
    Eu não vejo futuro nenhum com essa má divisão, isso e mais um golpe político, pra cima do povão não da pra acreditar
    Observa os políticos que estão defendendo essa má divisão, são os mesmos que estão no poder quase três décadas,
    Eles falam tanto em melhoria da população menos favorecidas
    Porque esse povo sofre tanto?
    eu vir um anônimo da terra firme, no Brog do Drº Pasifal,fala que bairro está abandonado, entregue aos traficantes, e assaltantes, este anônimo não assiste jornal.
    Meus amigos se existem traficante, o motivo esta na cara, só não enxerga quem não quer ver saiba que 100% dos políticos corrupto são bancados pelo o trafico, agora meu amigo não dar pra aceitar mais, políticos corruptos.
    Simplesmente eles falam em melhoria, mas porque eles não melhoraram antes, agora vem com, mas um golpe, tirando do ESTADO DO PARÀ 83% ainda diz que e divisão.
    Esses mesmo políticos que querem dividir o Estado estão no poder há, mas de 30 anos, teve tempo o suficiente, pra eliminar com os assaltantes, traficantes, filas enormes na porta dos hospitais, greves dos professores, greves dos médicos enfim etc.
    Eles que fazem as leis e a justiça esta aí pra cumprir, mas infelizmente, todas as nossas, leis estão defasadas e esses políticos pouco se em portar pra atualizar-lo
    Agora vem com abobrinhas estragadas pra população engolir.
    Isso e um absurdo?
    Falam-se tantos sobre Tocantins
    Que foi bom e foi mesmo, mas se esqueceram como ficou Goiás, ele Nei fala do que restou o Estado do Goiás, só fome e miséria, aqui vai assentir a mesma coisa.
    Então povo do Pará DIGA NÃO.
    Mostre pra esses políticos que nós os colocamos no poder foi pra administra o nosso estado não pra tomar nossas terras, não basta as fracas tuas que eles fazem,tirando nossa saúde, nossa educação e a merendas escolares etc.
    Com essa má divisão só eles vai se dar bem.
    portanto, povo paraense não acredita nessas abobrinhas de melhoria na saúde, enducação,saneamento basico, etc.
    pois isso e mas um golpe politicos

    ResponderExcluir
  27. Meu chamo Marcus, sou belenense de coração, sei o que a população paraense sofre com muitos descasos dos governantes, mas não concordo com a divisão do Pará, a população precisa de mas respeito e não uma divisão territorial que não vai adiantar em nada, como da pra perceber o as fatias dessa divisão privilegiaria os estados de Tapajós e Carajás onde ficariam toda as nossas riquezas, os que são a favor da divisão dizem que o novo Pará triplicaria a sua renda com FPE, mas cá pra nós, se o estado do tamanho que ele está não ganha tão bem imagine se ele ficar menor que os outros que forem criados, agora me diga como posso acreditar no que eles estão dizendo!!

    ResponderExcluir
  28. Adriano Silva11/22/2011 7:37 AM

    Esses políticos xxxxxxxx inventaram de repartir foi a facilidade de xxxxxxx, deles. Ainda mais no aqui no Norte (N), onde o povo é muito mais manipulável, devido ao seu baixo índice de instrução. Há alguns aspectos: - Primeiro, que esses xxxxxx que querem a divisão nem são de nosso Estado, são de outros Estados do N mesmo e ainda tem um goiano, querendo sua fatia desse bolo mais que farto. - - Segundo, nossos "pseudo"representantes foram eleitos, sabendo que deveriam cuidar de um Estado de dimensões continentais. Foram eleitos sabendo do que viriam a enfrentar, não é convincente ter a ver com "possível facilitação" de governo, com uma menor área. - Terceiro, estamos no Brasil, onde infelizmente, estão dos mais xxxxxxxxxxx políticos do planeta e fica pior quando falamos da região N. Logo, ao repartir o bolo, teoricamente sei que ficaria melhor para se gerir mas, tratando-se do nível de representantes que temos e do histórico de total abdicação destes ao nosso povo, NÃO CREIO QUE UM SIMPLES ATO DE DIVISÃO TERRITORIAL TRARÁ, DO NADA, POLÍTICOS "BONZINHOS", REPLETOS DE BOA AÇÕES, QUE SALVARÃO NOSSOS "NOVOS IRMÃOS" DO DESTINO CRUEL ESTARIAM FADADOS A TER. Chamo-me Adriano Silva, meu e-mail é arcs06@yahoo.com.br e qualquer coisa, estou disposto a discutir. Não tenho porque me esconder atrás do pseudônimo "Anônimo". Era isso! (Não! 55!)

    ResponderExcluir
  29. Se for discutir sobre quem é ou não é paraense LEGÍTIMO só vai sobrar os índios, estes sim já estavam aqui na época do descobrimento e nós invadimos as terras deles. Só os índios são paraenses legítimos, os outros são invasores forasteiros e seus descendentes. Todos somos brasileiros.

    Quanto à divisão, Breu Branco e Novo Repartimento faziam parte de Tucuruí. Na divisão Tucuruí ficou com a menor parte do território original, agora perguntem à população de Tucuruí, Repartimento e Breu se querem novamente a união do território?

    Se não tivesse tido a divisão, Breu e Repartimento ainda seriam vilinhas e não teria 5% do desenvolvimento que tem hoje e Tucuruí estaria arcando com as despesas de um grande território com praticamente a mesma arrecadação que tem hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem folha, ate que enfim uma resposta coerente nessa discussao, provavelmente as pessoas que defendem a nao divisao sao pessoas da capital que nao conhecem o estado que vivem, apenas nos os ditos interioranos e que sabemos as dificuldades de vivermos a mercê de uma cidade, sem duvida problemas virao mas por outro lado os beneficios para nossa regiao serao enormes. DIVISAO JÁ

      Excluir
  30. As campanha veiculadas sobre a divisão estão sem consistência. O Não apela para o sentimento nativista e o Sim para as riquezas. É lamentavel e inconsequente os argumentos utilizados. Será que somos imbecis?

    ResponderExcluir
  31. Em Outros países seria sinônimo de guerra aqui é politica, de que adianta esse plebiscito se já foi decidido pelos políticos, infelizmente o que move o nosso país é o dinheiro corrupto, meu voto desde que me entendo por gente é nulo, não acredito mais em políticos de qualquer que sejam seus interesses de melhorar nosso país ou estado, ou nossa cidade, pois quando nos os elegemos, eles tem que dançar conforme for a musica, senão eles são ameaçados ou facilmente ficam neutros, ou são corruptíveis pelo o que já encontram no governo, eu sou contra a divisão, contra mais políticos corruptos, contra a corrupção, Valeu.
    -----------------
    Nota do Folha - Que bom, sem a divisão vai ter menos corrupção no Pará, as famílias não vão ser separadas, a vida vai melhorar, o Pará vai deixar de ser o penúltimo Estado mais pobre do Brasil (Estamos em 26º lugar, só ganhamos de alagoas), vamos deixar de bater recordes em desmatamento e assassinatos no campo, a população e o interesse público vão finalmente ser respeitados, vai acabar os escândalos de corrupção no governo paraense... Tudo isso e muito mais como por um milagre e por um passe de mágica, é só dizer não...
    ---------------------------
    Quando será que vamos começar a fazer política séria neste país?

    Quando será que o povo vai deixar de acreditar em mentiras?

    Quando será que os políticos vão parar de tratar o povo como um bando de asnos, que acreditam em qualquer coisa?

    Quem mente rouba, quem rouba mata!!!

    ResponderExcluir
  32. O Certo meus irmãos paraenses, é que estamos nesta situação... O que realmente queremos não faz muita importância para a raça governamental. Eu particularmente, se votar com o coração, voto "Não"; se votar pela razão voto "Sim". Não adianta resmungarmos, gritarmos que nínguém vai nos ouvir... Se eles querem dividir o que podemos fazer... Faremos exigências concretas para que o Novo Pará, tenha uma estrutura digna de morar: Estradas perfeitas, saúde funcionando, transporte urbano refrigerado, gerência de trânsito funcinando e a violência exonerada.
    Sem ser anônimo...Rivaldo Barros.

    ResponderExcluir
  33. assistindo agora o debate... chega a ser ofensivo aos meus ouvidos! quanta demagogia!! é notório que é briga política como sempre... "pra quem vai ficar com a melhor parte do bolo". é muito triste ser brasileiro!!! existe muuuuito desrespeito a nós cidadãos!! não aguento mais!! EU DIGO NÃOOO!!
    ... não a politica brasileira que é recheada de corrupção!! onde o único interesse em ser politico é para conseguir PODER e ENRIQUECIMENTO!!

    ResponderExcluir
  34. Rayssa Batista Torres12/04/2011 7:02 PM

    Se eu fosse às urnas votaria "NÃO". Porque nós já estamos entre os mais pobres, com essa divisão, não teríamos mais recursos suficientes para nos mantermos. Estou muito preocupada com a questão do desemprego. Imaginemos se muitas empresas se transferirem para esses novos estados! O índice de desemprego elevar-se-á assustadoramente, gerando mais violência, criminalidade......
    Rayssa Batista Torres - São Caetano - Pará

    ResponderExcluir
  35. sou contra a divisão pois os politicos do sim só estão pensado em si própios e não na populção que realmente preciza de mais infrestruturas e saude educação e outros direitos basicos que deveriam ser cumpridos e não descutidos. Pois se realmente pensasem no que é melhor para a população irian cumprir seus respctivos cargos para o qual foram eleitos e não perder tempo com essa historia de divisão do estado se não acredita em mim veja bem eles algam que no interior do estado não tem saude, educação, saneamento basico, que o Pará tem os piores salarios do Brasil. no entanto não fazem nada para mudar essa realidade porque não etão pensando realmente no nosso bem e sim no seus bolsos e nos cargos que vão surgir com a divisãod o estado sou Brasileiro e moro no interior do estado e nuca vi um deles por perto quando precisamos e agora vem com essa de que vai melhorar a situação em que o Pará vive hoje só com a divizão. você ja viu a propaganda dele dizendo que com a divizão o Pará vai ter mais recursos. Na verdade eles querem o nosso dinheiro poi se dividir quem que vai pagar a conta hã? espero que não seja eu pois eles mesmos é que não vão

    ResponderExcluir
  36. CONCLUSÃO: acabou a palhaçada. Gastar MILHÕES para montar e desmontar o circo. É mole? Enquanto isso, divido ou unido, o povo paga a conta e acha graça! Ao menos Brasília sai ganhando, é menos óleo de peroba a ser consumido por aqui. O que mandam de cara-de-pau pra capital, é xxxxxxx. Esse com certeza estava de olho no cargo de faraó-governador. COM CERTEZA. Achei foi bom. Adorei o resultado. PARAENSES, A UNIÃO FAZ A FORÇA. Acreditem!!!!

    ResponderExcluir
  37. Eu moro no Marajó uma das regiões mais pobres do Brasil. aqui não tem falta muitas coisas e nem assim eu quero a divisão do estado do Pará. Não é dividindo que vai melhora.

    ResponderExcluir
  38. Não só o Pará, mas, todos os demais grandes Estados devem ser divididos. O Brasil é mal repartido geograficamente, é daí também que parte a má administração pública, onde algumas mesorregiões dentro de um mesmo Estado são má assistidas pelo poder público, varrendo pra debaixo do tapete a pobreza enrustida anos e anos.

    ResponderExcluir
  39. Todos os críticos da divisão não só do Pará, mas, também de outras unidades federativas pela frente a serem criadas, precisam tomar conhecimento de causa antes de sair falando bobagens por aí! Vá primeiro se informar melhor acerca do assunto, não critique aquilo que você não conhece de fato e nem sabe ao certo do que se trata. A criação de novas unidades federativas é muito mais antiga por exemplo: do que a fundação de Brasília, a proposta já era defendida inclusive pelos estadistas Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek (responsáveis pela modernização da economia nacional como nós o conhecemos hoje), pelo marechal Cândido Rondon e pelo geógrafo Milton dos Santos - e que os parlamentares: Ronaldo Dimas e Sebastião Madeira (autores da FRENTE PARLAMENTAR SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES FEDERATIVAS ATÉ 2015, , ambos contam com o apoio do 1º ex-Governador Estadual do Tocantins: Siqueira Campos), apenas desengavetaram essa antiga proposta tramitando há décadas no Congresso e no Senado! Estamos falando de áreas desassistidas pelo poder público, um lado desconhecido e marginalizado do país! São lugares tão remotos que nem o IBGE consegue detectar nas estatísticas de censo, aliás alguns dos municípios dessas áreas sequer aparecem no mapa brasileiro! E é exatamente nessa má divisão geográfica desproporcional que se esconde os piores bolsões de miséria lastimável! Portanto, esse tema não tem nada haver com a estupidez desacerbada que muitos insistem com essa cantilena absurda em querer atribuir a questão a: criação de cargos públicos ou aumento de políticos ou ainda sobre os gastos da União - balela! Tudo não passa de pretexto individualista enrustido só pra disfarçarem o verdadeiro egoísmo demagógico! Pelo amor de Deus, parem com essa cantilena dissimulada! Claro, que o aumento da máquina pública é inevitável, assim também como a geração de novos empregos, além de exaurir ou pelo menos tentar minimizar um pouco as desigualdades sociais, mas, como se diz: "não se faz omelete sem quebrar os ovos", entretanto, "navegar é preciso", e as novas unidades federativas são necessárias e eficientes, no caso dos novos Estados (a questão é sócio-econômica e expandir o progresso, processo iniciado lá atrás pelos estadistas Vargas e Kubitschek) e no caso dos Territórios Federais (uma questão ambiental). Vamos encarar esse tema como uma empresa que está em fase de expansão e por isso para poder melhor administrar os negócios, será necessário abrir novas filais, assim também acontece com a população brasileira. Os críticos do projeto estão fazendo "uma tempestade no copo d'água" desnecessário! É natural que toda mudança/transformação a princípio cause pessimismo em alguns, seja no ambiente de trabalho, escola, etc. talvez a curto prazo pareça "um bicho de 7 cabeças", porém, a médio e longo prazo é que vamos entender o quanto valeu apena a criação das novas unidades federativas.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.